Ações preventivas geram menos doenças ocupacionais

Medicina do Trabalho

A medicina do trabalho tem como objetivo preservar a qualidade de vida do trabalhador, incluindo sua saúde física, mental e social, se preocupa com a prevenção das doenças no exercício profissional e controles dos riscos ambientais. Ela está diretamente ligada a normas governamentais que empresas devem cumprir na promoção de saúde do trabalhador.

Juntamente a isso, avalia-se a capacidade colaborativa do trabalhador para exercer a atividade que lhe foi designada por meio de exames médicos ocupacionais, tais como o admissional, demissional, periódicos e de mudança ou retorno de função.

Por definição, as doenças ocupacionais e as do trabalho são consideradas acidentes laborais. Ou seja, evitá-las é diminuir os seus riscos, é uma obrigação do empregador em relação aos seus colaboradores, é a promoção e a preservação da saúde.

Investir nessa área, medicina do trabalho, é de fundamental importância para reduzir acidentes e doenças ocupacionais no ambiente profissional, além de trazer diversos outros benefícios tanto para a empresa, quanto para os colaboradores, para prever, mitigar e lidar com os riscos envolvidos no ambiente ou na execução das atividades.